Taboão Digital – Notícias sobre Taboão da Serra e Região Sudoeste de São Paulo

Destaque

Buscarini vê troca de acusações de pré-candidatos como “briga de rua”

Marcelo Valladão

O ex-prefeito de Taboão da Serra, José Vicente Buscarini concedeu uma entrevista ao Taboão Digital e falou de sua possível condição de pré-candidato à prefeitura pelo PV.

Buscarini, que venceu as duas eleições que disputou para o maior cargo eletivo da cidade (em 1982 e 1993), disse que tudo depende de uma junção de fatores.

Taboão Digital – O que o motiva a colocar seu nome nessa condição de pré-candidato?

Buscarini- Todas as vezes que saio na rua aqui em Taboão, as pessoas me abordam e perguntam ‘Vai ser candidato? Por que você não pensa em sair pra prefeito?’. Daí começamos a conversar com um com outro e, pelo fato do nosso nome sempre ser lembrado nós levamos isso em consideração. Então, o Carlos Andrade (presidente do PV em Taboão da Serra), me convidou a ajudar no partido. E eu lhe disse, olha…se eu for ajudar preciso estar dentro (do partido) e daí, você sabe que assim que eu aparecer, pronto, vão dizer que eu sou o candidato do PV… Mas aí se vou ser ou não vou ser, isso depende de todo um conjunto de fatores.

Buscarini21

Taboão Digital – Como está essa negociação?

Buscarini- As conversas estão andando. Daqui para a frente é que as coisas vão acontecer. Existe essa possibilidade, mas hoje eu sou um ‘pré-pré-candidato’.

Taboão Digital – O ato de sua filiação ganhou proporções maiores do que você esperava?

Buscarini- Sem dúvida, eu estava esperando uma reunião menor, nem era a ideia de fazer na Câmara Municipal. Dentre os partidos que estavam lá, ainda muita coisa pode acontecer. Hoje de concreto temos o PV e o PRTB. E mesmo assim temos que respeitar os pré-candidatos a vereador desses partidos, o REDE, pode vir ou não, essa é uma decisão deles, mesma coisa o PT. A política tem todo esse arranjo. Como também nós podemos ir atrás de outros apoios.

Hoje eu digo que só há um candidato, que é o atual prefeito que vai para a reeleição. Não sei se o Evilásio vai poder mesmo…não sei se o Aprígio vai ser também, tudo pode acontecer e mesmo eu não sei se vou ser mesmo, tudo isso tem que ser definido. O que eu vejo é que pode surgir uma grande força de oposição de tudo isso.

Taboão Digital – No atual momento que o PT enfrenta, tê-lo como possível aliado é bom ou ruim?

Buscarini- Não considero nem uma coisa, nem outra. Temos que entender que não podemos nivelar todos por baixo. Nesse caso, se o PT tem problemas de corrupção, o PSDB também têm, o PTB também. Se nivelarmos por baixo não sobra ninguém, taí o Cunha (presidente da Câmara Federal)… Como cidadão eu quero deixar claro que, se a pessoa roubou, se a pessoa desviou verbas: cadeia! Julga, apura e se for culpado, cadeia! O pau que bate em chico tem que bater em Francisco… O PT passa por um momento difícil, mas não vai morrer.

 

Buscarini disse que as pessoas estão motivando sua pré-candidatura

Buscarini disse que as pessoas estão motivando sua pré-candidatura

Taboão Digital – Você tem acompanhado a política taboanense e a troca de acusações entre os pré-candidatos à prefeito?

Buscarini- Tenho tido mais tempo de fazer uma análise de tudo isso que está acontecendo. Primeiro, eu sou contra a esse tipo de política, tá mais pra ‘briga de rua’ do que pessoas que querem administrar uma cidade. A população quer proposta, não adianta dizer que fulano tem processo… isso ou aquilo. Se tem, quem vai julgar é a Justiça e a população. Se a população quer alguém que é “ficha-suja”, quem vai escolher é a população, ou se vai escolher um prefeito que é truculento, autoritário, também quem escolhe é a população. Para situação da população de Taboão isso não dá benefício algum!

Veja as últimas postagens do atual prefeito e do pré-candidato Dr. Evilásio Farias, trocando acusações.

 

Taboão Digital – E o que o senhor apresentaria como pré-candidato?

Buscarini- Acho mais proveitoso se pensar no que cada um fez pela cidade. E olha, não basta erguer paredes, por que isso é fácil! O que eu coloco é a pergunta ‘tá funcionando?’. Vejo muito isso, ‘eu fiz isso e aquilo’. Se inaugurou um posto de saúde na cidade, muito bem, eu pergunto: ‘está funcionando? E funcionando bem? Tem médico? Tem remédio? Não tem?’. É a mesma coisa de você colocar uma roupa nova e um sapato furado.

Taboão Digital – Se de fato o seu nome for concretizado como pré-candidato, você não acha que a ‘briga de rua’ não vai virar pra você?

Buscarini- Pode até acontecer. Mas eu não vou entrar nesse jogo. Nunca foi o meu pefil. Eu fui 10 anos prefeito da cidade e passei pelo crivo de todo mundo, o que Fernando e Evilásio estão passando eu já passei. Eu tive 10 anos de contas aprovadas e nunca precisei que a Câmara votasse contra um parecer do Tribunal de Contas, sempre esse parecer foi pela aprovação. E olhe que nunca tive maioria dos vereadores, essa maioria sempre foi construída politicamente. Até porque eu acredito que a unanimidade é burra, é bom pra cidade ter uma oposição qualificada.

 

Não sou mais o moleque como me chamou Armando Andrade na primeira disputa

Não sou mais o moleque como me chamou Armando Andrade na primeira disputa

Taboão Digital – Vocês já fizeram algum tipo de avaliação do seu nome, grau de rejeição, essas coisas?

Buscarini- Não fizemos ainda. Mas percebemos que praticamente não temos rejeição. Me orgulho muito de poder dizer que, dentro do jargão político, eu sou ‘ficha limpa’ (risos).

 

Taboão Digital – Muitos dirão que você não mora na cidade… e aí?

Buscarini- Eu tenho a empresa, tenho algumas casas na cidade. É o fato de dormir aqui ou dormir fora? Ah isso é fácil de resolver, mas isso não interfere em nada. Eu voto aqui, minha vida é aqui. Eu me afastei um pouco da condição de estar aqui 24h, dentro da minha condição de vida, buscando uma vivência com minha família, saindo um pouco da correria daqui. Eu não sou nem melhor nem pior do que ninguém. Dia 1º maio, eu completo 60 anos de Taboão, qual desses políticos tem esse tempo de Taboão? Caso eu seja mesmo pré-candidato haverá sim uma mudança na minha vida. Daí terei sim, que passar a ficar aqui 24h por dia. Agora, tem vereadores que não moram na cidade, e acho isso muito relativo, o que importa é o que a população acha de você.

Taboão Digital – E o segundo turno, que deve acontecer em Taboão, você vê como algo positivo?

 

Buscarini- Sim, agora nivela um pouco a força financeira da história. Quando você está ‘com a máquina’, isso ajuda muito. Em todas as minhas eleições foi em turno único. A eleição em duas etapas, muda tudo. Não acredito que ninguém dos pré-candidatos hoje ganhe a eleição já no primeiro turno. No segundo turno, os indecisos, os eleitores cujo candidato perdeu…todos podem se somar. Hoje, com dois turnos, se tiver, será muito mais democrático! Você pode unir para o segundo turno uma composição.

 

Taboão Digital – Você foi procurado ou conversou com algum outro pré-candidato?

Buscarini- Não tenho a menor dificuldade de conversar com nenhum deles. Mas não conversei e não fui procurado. Olha é engraçado isso… se eu for à Prefeitura pagar alguma coisa ou resolver qualquer coisa e alguém me ver lá, vão dizer logo: ‘Olha lá…o Buscarini foi conversar com o Fernando!’. Já, se eu for comprar um apartamento lá da cooperativa, vão falar que fui conversar com o Aprígio…

AQUI A SEGUNDA PARTE DA ENTREVISTA: SEGUNDA PARTE! É SÓ CLICAR!

5 Comentários

5 Comentários

  1. Vera Regina Villela

    27/04/2016 at 16:14

    Adorei saber que ele é pré pré candidato a prefeito, tomara que isso se realize. Por favor nos mantenha informado

  2. Antonia Teixeira Alonso

    30/04/2016 at 12:24

    Volta Vicentinho, nossa cidade está precisando de vc. Participei de todas as administrações municipai e que eu tiro o chapéu são duas:- A SUA ADMINISTRAÇÃO E A DE …………… Volta mesmo e conte comigo. Boa sorte

  3. Pingback: Entrevista de Buscarini segunda parte: Cleptocracia, Cooperativa.

  4. Vera Lucia

    18/08/2016 at 17:59

    Espero que volte com toda sua garra e exemplo de Prefeito, pois Taboao da Serra precisa de vc de volta, pois os melhores prefeitos que tivemos ate hj. Laurita Ortega Mari, Vicente Buscarini,Ary Dau e Oswaldo. Veja como acompanho vcs a muitos e muitos anos. Assim como eu, muitas pessoas qdo souberam de sua canditatura ficamos muitos felizes. Pois so assim nosso municipio tera um PREFEITO DIGNO.

  5. Pingback: Buscarini fala sobre falta de escrúpulos na prestação de contas de candidatos

Deixe sua Opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com