Taboão Digital – Notícias sobre Taboão da Serra e Região Sudoeste de São Paulo

Destaque

Entrevista de Buscarini, segunda parte: Cleptocracia, CEI da Câmara contra Cooperativa, Livre Nomeados…

Se você perdeu a primeira parte da Entrevista com o ex-prefeito de Taboão da Serra, José Vicente Buscarini: Clique Aqui!

Eis …a segunda parte:

Buscarini falou sobre a CEI da Câmara que investiga Cooperativa, sobre a Operação Cleptocracia e outros assuntos

Taboão Digital – Você já fez alguma pesquisa para avaliar seu nome?

BuscariniNão, ainda não. Os mais jovens podem não me conhecer, mas já ouviram falar. Quantas pessoas conheceram os Beatles? A campanha é mais ou menos parecida… em torno do nome, nós ainda não fizemos nenhuma pesquisa, tem os clientes que vem aqui (na empresa que mantém na cidade, com o sócio Betinho) que o pai me conhece, mas os filhos não, que é o pessoal aí de 20 e poucos, 30 anos. Mas veja, tem o funcionalismo público, os funcionários mais antigos me conhecem! O funcionário público é um dos melhores cabos eleitorais que existem em Taboão da Serra. Mas sempre digo, na política e na mineração, só depois da apuração! Sei que tem alguns falando em pesquisas e que estaria tudo meio embolado…

 

Taboão Digital – Acredita que esta eleição será a mais difícil?

BuscariniToda eleição é difícil, os dois turnos (caso haja em Taboão) nos dá uma segurança melhor do que um turno só. Você tem mais tempo para se colocar, e o seu nome já tá na rua, se você chegar no segundo turno. E se chegar, algum mérito você tem! Agora, já vi muita surpresa, já vi ter casos de segundo turno que o atual prefeito nem aparece no segundo turno… pode acontecer.

 

José Vicente Buscarini está no PV (Fotos: Marcelo Valladão)

José Vicente Buscarini está no PV (Fotos: Marcelo Valladão)

Taboão Digital – Em uma entrevista que publicaremos aqui no site, o ex-vereador Eunício disse que você era um prefeito que conhecia bem as ruas de Taboão…

Buscarini – Eu nunca me importei em usar carro oficial, o último carro que eu usei foi um carro com placa particular, eu andava na cidade com o Betinho, num golzinho (risos)… e um dia, os empresários da época diziam que o prefeito não ia até o Pirajussara. Daí montamos um a regional lá e aí eu passei a despachar uma vez por semana de lá. E eu é que passei a reclamar dos caras: ‘Reclamam que eu não venho aqui e eu venho e ninguém vem falar comigo!’. Se eu começar a sair na rua agora, vão falar que eu já sou candidato, acho que tem o momento de ir pra rua.

 

Taboão Digital – Se você for mesmo candidato, como pensa em fazer sua campanha?

BuscariniCada um tem um estilo e eu não gosto muito de falar em quantidade, mas na qualidade. E não é que não tenha feito em quantidade quando fui prefeito. Se for essa a linha do ‘eu fiz isso fiz, fiz aquilo’, posso dizer que na minha época era muito mais difícil do que agora. Ah, tá bom, Taboão cresceu em população, ótimo, o território é o mesmo. Na minha época tinha que asfaltar as ruas, só tínhamos 25% de iluminação pública, conseguimos ampliar para quase 100%, não tinha um posto de saúde, deixei com 8. Não tinha maternidade, fizemos a maternidade. E escolas? Eu e o Armando (Andrade, também ex-prefeito, adversário político de Buscarini, e que faleceu em 2013), deixamos a cidade com 38, hoje é mais fácil, municipalizou-se parte do ensino, tem mais dinheiro. Não estou criticando a atual administração, estou apenas apontando as diferenças. Não tinha um centavo de governo federal, de governo estadual, não tinham as parcerias…

 

Taboão Digital – Além de recursos, o que mais é essencial numa boa administração?

BuscariniTer uma equipe competente, um choque de gestão é necessário, tem que enxugar a prefeitura! Fazer um governo mais enxuto tem que ter um grupo coeso, tem que ter ajuda do parlamento, sentar com vereador, ninguém governa sozinho, essa história de ‘coronel’ já acabou!

Taboão Digital – O que pensa sobre os cargos de confiança?

BuscariniOs postos de confiança são cargos importantes pra te ajudar, mas não é quantidade, é qualidade! Penso que precisa sentar com um secretário, por exemplo, e dizer ‘vamos escolher juntos quem vai trabalhar conosco’. O que acontece com o Fernando (Fernandes) é que tem os casos que ele tirou a pessoa de um lugar, pôs em outro, não deu certo, tirou de novo, tirou de novo e ele é soberano pra decidir onde vai por, mas não é assim que funciona, gera atritos… Agora ninguém vai acabar com todos os cargos de confiança, isso não existe. Quem falar isso tá mentindo. Mas precisamos enxugar. Eu trabalharia confortavelmente com uma Assessoria Técnica de umas cinco pessoas próximas a mim, mais que isso não resolve os problemas. Quando você não quer resolver nada você faz uma grande comissão e deixa os caras brigando lá, pois o governo passa rápido.

 

Taboão Digital – Os cargos são moeda de troca entre Executivo e Legislativo?

BuscariniPrefiro mais a conversa com o vereador da seguinte forma, olha o que você tá precisando no seu bairro? Vamos ver o que podemos fazer, agora não vou dizer: ‘Ta aqui 30 cargos pra você por quem você quiser!’. Imagine uma prefeitura em que os funcionários não estão valorizados, não estou dizendo que isso acontece hoje… mas imagine seus funcionários descontentes e você nomeia aí 40 pessoas para ‘falarem bem de você’, o que vai acontecer? Se o vereador conhece boas lideranças, que trabalham é natural que venham trabalhar conosco… Mas não encher a prefeitura.No nosso tempo, não ocupávamos todos os cargos disponíveis, pelo contrário, se fizesse uma chamada havia cadeiras vazias…porque é como falei, não é quantidade, é qualidade!

Taboão Digital – Buscarini, você está no partido do Carlos Andrade, que chegou a ser preso na Operação Cleptocracia, isso não lhe atinge sua imagem?

BuscariniNão posso acusar ninguém, acompanhei esse caso e senti a prisão de algumas pessoas, me surpreendeu, eu vi até funcionários que não tem nada a ver com a política sendo presos e até onde eu sei também, ninguém foi condenado. Já se vão quase 5 anos, e aí qual o resultado prático? Também não estou defendendo ninguém, só faço uma reflexão.

Em outros lugares do mundo isso já teria sido resolvido. A pessoa que foi o grande articulador da investigação nem está mais aqui para esclarecer (se refere ao investigador Ivan Jerônimo, que morreu em março de 2012 – a investigação inicial apontou suicídio e o Ministério Público Estadual contestou) defender que era investigador e até sua morte foi mal explicada. Pelo que eu sei o Carlos Andrade é ficha limpa e foi até candidato na última eleição, ele não foi julgado todos somosinocentes até que se prove o contrário.

Ex-prefeito disse que fez 60 anos de Taboão em maio de 2016

Ex-prefeito disse que completa 60 anos de Taboão em maio de 2016

Taboão Digital – O prefeito Evilásio teve responsabilidade nisso?

BuscariniAcredito que a prefeitura precisa sempre aprimorar seus mecanismos de segurança. Não só em relação ao IPTU, mas outros impostos. Quando você abre demais o serviço, terceirizando, por exemplo, você corre riscos… Começamos a implantar sistemas de informática, contabilidade, antigamente era tudo na mão e aí? Será que escapou alguma coisa? Talvez…  mas hoje os mecanismos são mais fortes, você tem uma legislação mais forte, o Ministério Público está mais atuante.

A corrupção existe e tem sempre duas pontas, quem toma e quem recebe, não adianta colocar o ‘Fulano é corrupto’, talvez até isso se aplica à Operação Lava Jato. Agora, foi importante, que foi o esquema foi desmascarado.  Se a administração teve culpa diretamente ou não é difícil dizer. Vai saber quanto tempo isso vinha rolando a gente escuta uma história de que foi formado o esquema pra pegar esse desvio já pensando desde a administração anterior…. Veja o caso do Ney Santos, falaram tanto dele e hoje? O cara é ‘ficha limpa’ não é?! Não vai ser candidato a prefeito agora? É isso…

Taboão Digital – O senhor tem acompanhado o Legislativo? O que acha da CEI para investigar a Cooperativa Vida Nova?

Buscarini – Precisamos entender o que é uma Comissão Especial de Inquérito. O que ela vai apurar? Tudo o que ela apurar vai ter que remeter ao Ministério Público. É como se fosse uma contribuição, trocando em miúdos é ‘chover no molhado’, a Câmara Municipal não têm poder de polícia, não é um órgão do Judiciário, tanto é que quem julga e quem vai julgar o impeachment da presidente é o Supremo Tribunal Federal, o parlamento só vota sim ou não. (Aqui abrimos um parênteses, durante as audiências a Câmara tem o poder para obrigar um depoente a comparecer às audiências, se necessário, com força policial, mediante determinação da Justiça) O Legislativo, infelizmente, às vezes vai conforme o balanço do mar, ah porque fulano me xingou, vou dar o troco… essa história da avenida da Cooperativa Vida Nova já é antiga, muito antiga, se precisa apurar, é na Justiça, Ministério Público. No meu entender é mais uma questão política, motivação política.

Taboão Digital – Sua mensagem final…

BuscariniQuero dizer aos taboanenses que sou uma pessoa muito otimista, eu sempre falo que tudo pode melhorar. O país agora está em um momento difícil, nós vamos ter que sair dessa crise e a crise bate em todos os lugares no comércio, na indústria, na vida das pessoas do município. Há pessoas desempregadas que precisam muito mais da ajuda da cidade. Sou extremamente otimista, mas com muito pé no chão! a minha mensagem é muito simples, se estou hoje envolvido nesse processo político é porque eu acredito que posso ajudar, é possível melhorar as coisas,  já tivemos uma participação importante na vida da cidade não podemos ficar omissos a todas as coisas que estão acontecendo ao nosso redor. Tenho um carinho especial por Taboão da Serra, afinal, estou aqui deste os três anos de idade, não sou mais o ‘moleque’, já estou completando 60 anos de Taboão, passei de ‘moleque’ para ‘terceira idade’ (risos).

Todos temos que participar das decisões políticas da nossa cidade, olhar nos olhos como você conversa com seu filho, no seu dia a dia, converse com as pessoas da sua casa que é preciso estar atento à política que é feita! Existem pessoas boas na cidade! Um abraço!

Clique para Comentar!

Deixe sua Opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com