Taboão Digital – Notícias sobre Taboão da Serra, com uma pitada de Humor.

Destaque

Entenda o feriado de Corpus Christi com 10 fatos sobre este dia…

Taboão, Itapecerica, Embu e toda a Diocese de Campo Limpo celebraram o feriado

“Antes de qualquer palavra, quando se fala em Corpus Christi na região, logo se pensa nos tradicionais tapetes, mas eles não são o mais importante. Mais importante é quem vai passar por eles, o próprio Cristo, na Eucaristia”, explica o padre Jonas Abib, da Canção Nova.

Para que existem os tapetes??

Os tapetes existem para que o sacramento da Eucaristia passeie por eles. Para os cristãos católicos, a hóstia é o próprio Cristo, como Ele mesmo afirmou em sua última ceia.

Na região, milhares de pessoas celebraram a data. Na Catedral de Campo Limpo, da qual fazem parte todas as cidades da região, além de bairros de São Paulo, a missa solene é sempre celebrada pelo bispo diocesano, no caso Dom Luiz Antônio Guedes, e concelebrada por vários padres. A celebração deve acontecer nesta quinta-feira, 15, às 9

Em Itapecerica acontece missa campal. O evento inicia às 4h com a benção do padre Alexandre Matias para os voluntários (paroquianos e alunos de escolas públicas do município) que irão trabalhar na confecção dos tapetes. Às 10h inicia-se a abertura para a visitação. Às 15h acontece a Missa Campal e Procissão celebrada pelo padre Alberto na Praça da Matriz, em frente ao Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia.

“São João Paulo II sempre afirmou que a Eucaristia é o centro da vida da Igreja, porque neste alimento espiritual nós temos o próprio Cristo presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade”, disse Padre Alberto Gambarini, pároco do Santuário e celebrante da Missa.

 

 

 

Veja as fotos da celebração na Catedral de Campo Limpo (Divulgação):

catedralcatedral2catedral3catedral4catedral5bispo

Vídeo mostra o trabalho da confecção dos tapetes em Itapecerica, do início ao fim:

O vídeo foi feito pelo jornalista Paulo Silveira, que é católico praticante:

 

10 Fatos sobre a Eucaristia

Durante séculos, a Igreja e os santos animaram os fiéis ao amor a Eucaristia. Há inclusive algumas pessoas que entregam sua vida para protegê-la. Na Solenidade de Corpus Christi, apresentamos 10 coisas que todo cristão deveria saber em relação a este grande milagre:

1. Jesus, reunido com seus apóstolos durante a Última Ceia, instituiu o sacramento da Eucaristia: “Tomai e comei; isto é meu corpo…” (Mt, 26, 26-28). Desta maneira fez com que os apóstolos participassem do seu sacerdócio e mandou que fizessem o mesmo em memória dele.

2. A palavra Eucaristia, derivada do grego eucharistía, significa “Ação de graças” e se aplica a este sacramento porque nosso Senhor deu graças ao seu Pai quando a instituiu; além disso, porque o Santo Sacrifício da Missa é a melhor maneira de dar graças a Deus pela Sua Bondade.

3. O Concílio de Trento define claramente: “No Santíssimo Sacramento da Eucaristia está contido verdadeira, real e substancialmente o Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, junto a sua Alma e Divindade. Em realidade Cristo se faz presente integralmente”.

4. Na Santa Missa, os bispos e sacerdotes transformam realmente o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo durante a consagração.

5. A Comunhão é receber Jesus Cristo sacramentado na Eucaristia. A Igreja manda comungar pelo menos uma vez ao ano, em estado de graça, e recomenda a comunhão frequente. É muito importante receber a Primeira Comunhão quando a pessoa chega ao uso da razão, com a devida preparação.

6. O jejum eucarístico consiste em deixar de comer qualquer alimento ou bebida ao menos uma hora antes da Sagrada Comunhão, exceto água e remédios. Os doentes e seus cuidadores podem comungar embora tenham tomado algo na hora imediatamente antes.

7. A pessoa que comunga em pecado mortal comete um pecado grave chamado sacrilégio. Aqueles que desejam comungar e estão em pecado mortal não podem receber a Comunhão sem antes receber o sacramento da Penitência, pois para comungar não basta o ato de contrição.

8. Frequentar a Santa Missa é um ato de amor a Deus que deve brotar naturalmente de cada cristão. E também é uma obrigação guardar os domingos e festas religiosas de preceito, salvo quando impedido por uma causa grave.

9. A Eucaristia no Sacrário é um sinal pelo qual nosso Senhor está constantemente presente em meio do seu povo e é alimento espiritual para doentes e moribundos. Devemos prestar sempre nosso agradecimento, adoração e devoção à real presença de Cristo reservado no Santíssimo Sacramento.

10. No Vaticano, a Solenidade de Corpus Christi é celebrada na quinta-feira depois da Solenidade da Santíssima Trindade. Mas, em várias dioceses é comemorado no domingo posterior.

Muitos são os milagres eucarísticos, mas como o próprio Jesus diz, felizes aqueles que não viram, mas acreditaram, atestando a grandeza de se ter, antes de tudo, a Fé. (ACI Digital)

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

To Top