Taboão Digital – Notícias sobre Taboão da Serra e Região Sudoeste de São Paulo

Destaque

Taboão vacina população contra febre amarela

Você vai poder tomar a vacina contra febre amarela nos postos de saúde de Taboão, das 8h às 17h, a partir desta segunda, dia 18 de dezembro.

A medida foi anunciada pela secretária de saúde do município, Dra. Raquel Zaicanner, a alguns veículos da cidade, convidados a cobrir uma entrevista coletiva.

Haemagogus- transmissor da febre amarela, ele não possui listras brancas nas pernas como o aedes (Foto: Josué Damacena

Segundo ela, “não existe motivo para pânico … já que em Taboão da Serra não há floresta, nem macacos”. A prevenção é contra a febre amarela “silvestre”, transmitida pelo mosquito Haemagogus.

O macaco não transmite a doença, apenas age como hospedeiro do vírus, quem transmite é sempre o mosquito.

Ela diz ainda que não é necessária uma “correria” para os postos, pois toda a população deverá ser vacinada, gradativamente.

Apenas as pessoas maiores de 9 meses e menores de 65 anos devem tomar a vacina. Gestantes ou mulheres que estão amamentando também não deve se vacinar.

 

Quem tem alergia a ovos ou com doenças imunológicas não devem tomar a vacina. Na região, apenas a cidade de Itapecerica apresentou casos da doença neste ano.

Sintomas:

  • febre alta;
  • calafrios;
  • cansaço;
  • dor de cabeça;
  • dor muscular;
  • náuseas;
  • vômitos;

Podem ocorrer ainda icterícia (pele e olhos amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas além de cansaço intenso, nas formas mais agudas da doença.

Clique para Comentar!

Deixe sua Opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com