Taboão Digital – Notícias sobre Taboão da Serra, com uma pitada de Humor.

Cotidiano

O Facebook e as redes sociais estão fora de controle? O que você acha?

Texto da Avaaz.org

É oficial: o Facebook e as redes sociais estão fora de controle. 25% dos cerca de UM BILHÃO de perfis no Facebook são falsos! 87 milhões de usuários tiveram seus dados roubados para ajudar na vitória de Donald Trump nos EUA. Campanhas russas de desinformação levaram a BILHÕES de compartilhamentos. Na quarta-feira, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, vai depôr no Congresso dos EUA – um momento histórico. Será nossa chance de pressionar governos e grandes empresas de internet a se comprometerem a consertar essa bagunça. Assine a carta abaixo com apenas um clique — a Avaaz vai entregá-la na porta do Congresso dos EUA:

Para Mark Zuckerberg, CEOs de empresas de Internet e Órgãos Reguladores: 

Chega. Exigimos que vocês protejam a democracia e comecem imediatamente a:

  • Dizer a Verdade sobre usuários falsos e campanhas de desinformação, inclusive por meio de auditorias independentes.
  • Barrem os Bots: excluam TODAS as contas falsas.
  • Informem o Público: notificar todos os usuários TODA vez que forem expostos a conteúdo falso ou malicioso, e corrijam as informações erroneamente divulgadas.
  • Invistam em Verificadores de Fatos: ajudem a criar um exército independente que seja grande e rápido o suficiente para deter a propagação de mentiras.

Em poucos meses, eleições cruciais vão acontecer no mundo todo. O lema do Facebook era “Mova-se Rápido e Provoque Rupturas”. Agora, vocês precisam se mover rapidamente e consertar o que foi corrompido. 

Atenciosamente, 

Avaaz.org

Não é exagero. Tudo o que amamos está sendo ameaçado: direitos humanos, democracia, meio-ambiente e outros.

Esse é um problema mundial – a ONU até culpou o Facebook pelo genocídio dos rohingya! A Rússia está usando a plataforma como arma, lançando o que a OTAN chama de a maior guerra de desinformação da história. Eles criaram milhões de contas, páginas, sites e organizações fakes, fingindo ser de tudo: neonazistas, organizações de esquerda em defesa dos direitos dos muçulmanos, e até videntes. Isso tudo com o objetivo de promover a extrema-direita, infiltrar organizações de esquerda e minar a democracia. E o conteúdo foi compartilhado bilhões de vezes, atingindo, na prática, todos nós.

O Facebook afirma que está agindo rapidamente, mas já enrolaram por meses, e não serão transparentes. A resposta que eles dão é “confiem em nós”, e isso já não conseguimos mais fazer. Na próxima quarta-feira, vamos garantir o pontapé inicial, fazendo com que os congressistas norte-americanos e Zuckerberg se comprometam publicamente com a nossa demanda — assine com um clique.

Em mais de um aspecto, as campanhas de desinformação feitas pela Rússia e pela extrema-direita refletem o oposto do que o nosso movimento acredita. Em resposta ao nosso movimento, que pretende construir uma unidade global, eles lançam movimentos falsos, usando mentiras e enganação para nos dividir. Como resultado, somos vistos como um oponente perigoso e alvo constante de ataques! Essa é uma batalha pela essência da internet, pela democracia e pelo nosso futuro. Vamos vencê-la.

Com esperança e determinação,
Ricken, Christoph, Nell, Mia, Alaphia, Diego, Fadi, Marie, Jenny, Meetali, Andrew, Nick, e toda a equipe da Avaaz

 

Mais informações: 

Facebook admite vazamento de dados de 87 milhões de usuários (Deutsche Welle)
http://www.dw.com/pt-br/facebook-admite-vazamento-de-dados-de-87-milh%C3%B5es-de-usu%C3%A1rios/a-43258173

Mark Zuckerberg fala de escândalo da Cambridge Analytica, mas não diz nada (Vice)
https://www.vice.com/pt_br/article/vbxeej/mark-zuckerberg-escandalo-da-cambridge-analytica

Facebook diz que os dados da maioria de seus 2 bi de usuários estão vulneráveis (O Globo)
https://oglobo.globo.com/economia/facebook-diz-que-os-dados-da-maioria-de-seus-2-bi-de-usuarios-estao-vulneraveis-22558421#ixzz5BoCSPaIN

Desinformação Seletiva: evidências de fake news durante a campanha presidencial dos EUA em 2016 (Princeton University, Dartmouth College, University of Exeter) (em inglês)
http://www.dartmouth.edu/~nyhan/fake-news-2016.pdf

Clique para Comentar!

Deixe sua Opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com