Taboão Digital – Notícias sobre Taboão da Serra e Região Sudoeste de São Paulo

Notícias

Taboão tem mutirão para revitalizar área no Jardim das Oliveiras

No próximo sábado e domingo (19 e 20), acontece a segunda etapa do mutirão de plantio para o projeto “Monte das Oliveiras”, no Jardim das Oliveiras,  Taboão da Serra, zona sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo.

Alunos que frequentam o curso “Jardineiro”, da unidade Senac Taboão da Serra, desenvolveram a proposta a partir do “projeto integrador” do curso, cujo objetivo era realizar uma ação dentro da comunidade.

Milena Fabbrini, arquiteta paisagista e professora do curso, comenta que “o projeto integrador no Senac é desenvolvido durante todo o curso e visa articular as competências e habilidades que os alunos estão desenvolvendo, além de incentivar atitudes sustentáveis e empreendedoras, que essa turma tem se sobra!”

Segundo William Moraes, aluno do curso e morador da região, a área tem cerca de 140 m², com vista para o bairro Campo Limpo, na cidade de São Paulo, e está próxima a residências, escola e a Associação Amigos do Bairro do Jardim das Oliveiras. Sem utilidade pública, “servia para descarte irregular de lixo, incomodava os moradores, pois desvaloriza e marginaliza o local” comenta William.

A previsão é receber aproximadamente 40 mudas, como jerivás, ibiscos, malvaviscos e escova de garrafas, além de uma árvore de grande porte siripiruna, doadas pelo Viveiro Municipal. A vereadora Rita de Cássia abraçou a causa e vai colaborar com bancos, mesas e pedriscos para canteiros. “Essa iniciativa vai causar uma conscientização muito valiosa. Fico muito feliz de poder participar desse feito maravilhoso” comenta a vereadora que teve boa aceitação dos parceiros para conseguir os materiais.

 

A professora Milena Fabbrini observa que “o entusiasmo e envolvimento do grupo é tão grande que, além de vencerem todos os obstáculos, tem conseguido doações de plantas da Prefeitura e de moradores do entorno, que já abraçaram a ideia. Até eu já comprei algumas mudas para o projeto, que é um exemplo de cidadania e responsabilidade ambiental e que, com certeza, melhorará a qualidade de vida dos moradores daquela região. É inspirador e gratificante poder participar de todo esse processo com eles”.

Iniciado com os alunos do curso, o projeto hoje conta com a ajuda de moradores e diversos parceiros, entre os quais está a Sociedade Ecológica Amigos de Embu, que doou mudas de pitangueira e tem fornecido dicas e orientações ao grupo. É um prazer ajudar essa juventude ativista”, comenta Rodolfo Almeida, presidente da ONG.

Apesar das dificuldades encontradas, como falta de apoio, burocracias e entraves legais, quatro meses foi o tempo percorrido para que o grupo reduzisse a distância entre os problemas e as primeiras atividades práticas, ocorridas no mutirão dos dias 12 e 13 para a limpeza do terreno e preparação do solo.

Entre os principais desafios, William Moraes destaca a necessidade de educar a população e planeja a manutenção da futura praça com a própria comunidade: “queremos fazer um trabalho de educação com as crianças das escolas, com a comunidade no entorno, além de tornar um campo prático para os alunos das próximas turmas do curso de Jardineiro do Senac”.

Área verde na cidade mais populosa do Brasil

Taboão da Serra foi elencada na primeira posição do censo de 2010 como a cidade com maior concentração de pessoas por metro quadrado. Para 2018, a população estimada era 285.570, distribuída em 20,38 km².

A verticalização das residências colabora com o quadro e dificulta o cumprimento da recomendação da Organização de Saúde (OMS) de 12 m² de área verde por habitante, no mínimo.

Iniciativas como a revitalização do Monte Jardim das Oliveiras são importantes para colaborar com o aumento da qualidade de vida, valorização dos moradores, e redução de locais de risco, onde proliferam insetos e doenças.

“Somos voluntários e, se pudermos ajudar em outras áreas e contar com a colaboração da comunidade, gostaríamos de tentar, para que todos possam viver num lugar melhor”, finaliza William Moraes.

Evento

Projeto “Monte das Oliveiras”, mutirão de plantio

Quando: sábado e domingo, dias 19 e 20 de janeiro, às 07h

Onde: encontro na Rua Olímpia Thomas de Aquino, 204, na Associação de Amigos do Bairro do Jardim das Oliveiras

O que levar: protetor solar, chapéu ou boné e, se possível, ferramentas de jardinagem para o plantio.

Informações sobre o projeto: https://www.facebook.com/Projeto-Monte-das-Oliveiras-113936612847224/

Clique para Comentar!

Deixe sua Opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com