Taboão Digital – Notícias sobre Taboão da Serra e Região Sudoeste de São Paulo

Artigos

O silêncio ensurdecedor das famílias modernas

Se você já tem alguns aninhos, provavelmente se lembra do tempo em que jantava com sua família, batendo papo e olhando o brilho dos olhos de quem mais importa. O brilho hoje vem das telinhas e telonas. E talvez nem se saiba mais o que está mastigando.

As conversas estão sendo trocadas por vídeos, mensagens e séries. Os sofás não estão virados mais uns para os outros. Mesas servem apenas para notebooks – e olhe lá. Ficou fácil criticar o mundo inteiro, expor opiniões sobre qualquer assunto. Mas ficaram caladas as histórias sobre como foi o dia de um filho. Emudeceram-se todos.

O avanço tecnológico, no entanto, não é o maior culpado. Antes, uma cultura de dar prioridade às demandas infinitas necessárias à sobrevivência. E aí a gente se pergunta: quem colocou esta ou aquela prioridade no topo da lista?

“Pais e Filhos” é uma música clássica da banda Legião Urbana, cujo conteúdo está ficando para trás. Em suas linhas e no famoso refrão “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, Renato Russo resumia a visão de diversos filhos com relação aos seus pais. Renato queria nos dizer algo. Será que conseguiu?

Uma boa notícia é que podemos reverter essa história! Se eu conversar mais com meu filho, talvez ele se mantenha no “quinto andar” sempre. Se você conversar com seu filho, com sua filha, com sua mãe, com seu pai, enfim… com sua família, não só o final poderá ser feliz, mas todo o enredo.

Conversar não custa nada e é um dos atos de amor mais importantes e poderosos do Universo! Ou seja, nós temos uma varinha mágica que pode transformar o mundo. Ela é fácil de usar e de graça.

Fale, escute, gesticule e saboreie seu jantar em família. Dessa forma, faremos com que haja, sim, um amanhã.

Por Rodrigo Cesar, jornalista, colaborador do Taboão Digital.

(As opiniões de nossos articulistas não refletem a opinião editorial do Portal, pois acreditamos na liberdade de expressão das ideias que publicamos aqui, mesmo que não concordemos total ou parcialmente com as mesmas)

Clique para Comentar!

Deixe sua Opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com