Taboão Digital – Notícias sobre Taboão da Serra e Região Sudoeste de São Paulo

Artigos

Feliz Dia do Amigo (mesmo atrasado!)

Atenção! Se você está lendo esse artigo neste momento é porquê você está na lista de melhor amigo de alguém, pois este texto foi elaborado com este propósito. 20 de julho, 21 de julho, 22, 23, não importa, pois amizade é para todo dia. Sim esta é a data reservada para lembrarmos ainda mais e de um modo muito especial das pessoas  importantes  em nossas vidas.

Curioso notarmos que embora o dia do amigo seja lembrado por tantas pessoas  não é costume trocarmos presentes neste dia,  talvez porque sua amizade já seja o presente. Às vezes, a data passa esquecida por pessoas que amamos, certamente porque você foi guardado em um lugar muito especial no coração em cuja chave foi perdida e necessita ser encontrada , não se preocupe, este artigo é a chave, envie para ela.

Não sei se é do seu conhecimento mas a amizade é tão importante,  tão necessária, tão saudável, que até Jesus Cristo teve amigos e quando um deles chamado Lázaro veio a falecer Jesus chorou e, como se não bastasse, não quis mais chamar seus seguidores de servos, mas de amigos.

Numa perspectiva psicológica, uma amizade saudável é remédio que cura muitas emoções feridas, reforço positivo  que mantém a razão e sentido da vida de muitas pessoas. Mas veja,  a amizade livre e verdadeira não é ciumenta,  não é possessiva e nem interesseira.

Em muitos casos onde a amizade está entrelaçada por esses sentimentos negativos se revelam ali uma carência afetiva  e pedido de ajuda. Mas afinal, que mal há nisso se o amigo é justamente aquele a quem  posso recorrer. A amizade, como muitos outros vínculos, possui um grau de proximidade e intimidade que precisa ser respeitado pelos dois lados. Não exija um grau de proximidade e intimidade do seu amigo aquém do que ele possa oferecer. Lembre-se, a amizade pressupõe respeito e compreensão aos limites do outro.

Amizades sinceras e bem construídas colaboram para o bem estar das pessoas e, consequentemente, uma sociedade melhor, pois os laços de comprometimento mútuo se reforçam.

Um mundo melhor pressupõe também vínculos de amizades sinceras.  É preciso voltar a crença na construção dos vínculos de amizade. Se você tem amigos, que há muito tempo não mantém contato, envie hoje mesmo esse texto e eles saberão que são pessoas especiais para você. Lamentavelmente as obrigações e os problemas da vida cotidiana tem favorecido a desconstrução dos vínculos de amizade e pautamos nosso dia a dia nas tarefas e no trabalho. Obrigado pela sua amizade e Feliz Dia do Amigo. Ah! Esse artigo de modo especial segue assinado não pelo autor mas sim por este que o encaminha.

Obrigado Amigo.

 

Lidionor Sampaio Lisboa é sacerdote católico, reitor do seminário diocesano de Campo Limpo, graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia pela Unifai, Bacharel em Teologia pela Faculdade Paulo VI, Pós-Graduado em Terapia Familiar pela Unyleya, Pós-graduado em Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl pela PUCPR, Pós-Graduado em Psicanálise pela Unyleya e Formado em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica.

Clique para Comentar!

Deixe sua Opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com