Taboão Digital – Notícias sobre Taboão da Serra e Região Sudoeste de São Paulo

Artigos

COMO FILTRAR FIFIS?

Meu amigo leitor, minha amiga leitora. Sabe aquela fofoquinha que, de vez em nunca, trazem até a gente? Aquele fifizinho divertido, mas bem maldoso? Pois bem. Talvez isso possa tomar proporções infinitas e incontroláveis! O que fazer, então?

Circula, há muito tempo, na internet, embora eu nunca tenha lido em algum livro, que o grande filósofo Sócrates – aquele antigão mesmo! – tenha criado uma espécie de peneira para esse tipo de situação.

Se é verdade ou não, não importa, sinceramente. De tão simples e prática, essa peneira pode ajudar muito a evitar danos a amigos, colegas, familiares, vizinhos etc.

Comentários sobre a vida dos outros devem ser… bem: vamos à história:

“Um dia, um conhecido de Sócrates aproximou-se dele e disse:

_Sabe o que eu acabei de ouvir sobre seu amigo?

_Antes que me conte alguma coisa, gostaria de fazer um teste com você. Chama-se o Teste do Filtro Triplo.

_Filtro Triplo?

_Sim. Antes que me fale do meu amigo, talvez fosse uma boa ideia parar, por um momento, e filtrar aquilo que vai me dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo. O primeiro filtro é a VERDADE. Você tem a certeza absoluta de que aquilo que me vai dizer é perfeitamente verdadeiro?

_Não. Eu só ouvi dizer que…

Sócrates interrompeu-o:

_Então você não sabe se é verdade. Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE. O que você vai me dizer sobre o meu amigo é BOM?

_Não, muito pelo contrário…

_Então você quer me dizer algo mau sobre ele e ainda por cima não sabe se é ou não verdadeiro. Mas pode ser que ainda passe pelo terceiro filtro. O último filtro é UTILIDADE. O que me você vai me dizer sobre o meu amigo será útil para mim?

_Não, acho que não…

_Bem, se o que vai me dizer não é bom nem útil e muito menos verdadeiro, para que vai me dizer? _concluiu Sócrates.”

Com base nesse diálogo, podemos crer que, à medida em que é aplicado o Filtro Triplo, menos comentários maldosos chegarão! Vamos utilizá-lo e, assim, darmos ouvidos apenas a coisas boas, úteis, verdadeiras!

Cultivar um ambiente bom entre aqueles com os quais convivemos é ótimo! Vale a pena! Gera uma atmosfera de paz e propicia uma amizade cada vez mais sincera!

FIFIque em paz! Até a próxima!

Por Rodrigo Cesar, jornalista, colaborador do Taboão Digital.

(As opiniões de nossos articulistas não refletem a opinião editorial do Portal, pois acreditamos na liberdade de expressão das ideias que publicamos aqui, mesmo que não concordemos total ou parcialmente com as mesmas)

Clique para Comentar!

Deixe sua Opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com